Apenas UMA diária… qual é a sua opinião?

No último post publicado (Tankamana = 1 diária para desestressar), comentei a minha opinião sobre a questão da maioria das pousadas não aceitar a reserva de uma diária durante os finais de semana e feriados.

“Tá certo que é muito mais vantajoso para as pousadas manter o hóspede por mais tempo em seus estabelecimentos, mas fico danada da vida por não poder curtir apenas uma diária, se for de minha vontade, durante um feriado. Até mesmo durante finais de semana comuns, muitas pousadas só aceitam duas diárias, não fazendo reserva para uma diária apenas. Fico revoltada com isso! Acredito que se as pousadas disponibilizassem um quarto para este tipo de público – o que deseja usufruir somente uma diária no final de semana ou feriado – eles atingiriam o alvo perfeitamente!”

Há vários motivos para alguém querer se hospedar apenas uma diária:

  • Financeiro. Só cabe em seu orçamento o valor de uma diária;
  • Tempo. Em um final de semana, por exemplo, a pessoa não tem como chegar na sexta-feira ou sair na segunda para poder completar as duas diárias pedidas pela pousada;
  • Vontade de testar . Às vezes, a pessoa deseja apenas experimentar a pousada para saber se quer voltar com mais calma em outra oportunidade.

Seja lá qual for a motivação pessoal, certas pousadas acabam cerceando a vontade do hóspede ao impor o mínimo de diárias que este deve usufruir em seu estabelecimento. A Juliana do blog Trip Feeling nos deixou um comentário que ilustra bem a questão:

“Ai Ana Paula, sou super à favor de “diárias únicas” !! Tb acho péssimo essa histórias deles quererem escolher quanto tempo temos disponível para descansar !!! rsrs..
Uma vez fui passar o réveillon em Campos do Jordão com meu namorado. Quase morremos de tédio no segundo dia (elétricos…rsrsrs) e decidimos ir embora. Acredita que até polícia o dono da pousada chamou, só pq a gente disse que tinha mudado de idéia e que queríamos ir embora ??? o.O”

Pois é,… Por que alguém tem que querer ficar duas diárias em um hotel/ pousada?

Não sou ingênua de querer que hotéis e pousadas tenham este esquema para todos os seus quartos. Afinal, estão gerenciando um negócio e precisam de lucro. Mas como disse anteriormente, acredito que reservando um quarto para este tipo de cliente, tanto o hóspede quanto o hotel/pousada sairá ganhando.

Gostaria de saber a opinião de vocês. 

Para isso, pedirei a participação tanto nos comentários abaixo, quanto na enquete que ficará na barra lateral do blog.

Minha ideia é muito louca?! Será que só eu tenho este pensamento?! 🙂

Anúncios
Categorias: Passeios, Viagens | Tags: , , | 36 Comentários

Navegação de Posts

36 opiniões sobre “Apenas UMA diária… qual é a sua opinião?

  1. Votado! Somos clientes e temos direito de escolha! Certíssima! Bjs

  2. Pronto querida…cá estou e votando suuuuuper a favor da diária única…
    Ok, como vc bem disse, financeiramente é válido para os donos dos locais fazerem isso, e as vezes para os próprios viajantes que, na maioria das vezes, viajam para ficar mais de um dia nos lugares…
    Mas super ultra mega a favor do “poder de escolha”….se quero ficar 01 dia apenas, que assim seja….ao gosto do cliente!!!
    Parabéns pelo post…
    Bjs e boa semana!!!

  3. Eu entendo o lado dos donos de estabelecimentos de que se eles forem abrir para todos os quartos esta possibilidade talvez fique menos rentável. Mas o consumidor tem o poder de definir o que ele prefere. Se ele quer ficar apenas 1 dia não deve ser penalizado por isso.

    =)

  4. Oi Ana Paula !!! Já dei meu voto na enquete !!

    Sou super à favor, principalmente depois de ter vivido esse episódio em Campos do Jordão… O dono da pousada chamou a polícia não sei se achando que a gente agiu de má fé com ele ou alguma coisa assim, sendo que o fato foi só que nós simplesmente não nos identificamos com a cidade. Enquanto tem gente que ama Campos,a gente não conseguiu ficar mais de 2 dias… Quando chegamos ele realmente nos perguntou quantos dias pretendíamos ficar, e nós respondemos que ficaríamos acho que 1 semana, mas depois desses 2 dias a gente falou “putz, vamos embora ? tô morrendo de tédio aqui !”… Mas nós nem tínhamos feito reserva antecipada nem nada, chegamos na recepção, pedimos um quarto e na hora alí q falamos quanto tempo pretendíamos ficar… Até os policiais chegaram e falaram para o dono da pousada “olha, nós não temo o que fazer, vc não pode obrigá-los a ficar aqui ou qq coisa do tipo”….

    Nossa, foi super constrangedor !

    Mas enfim, fica a lição, né ? rsrs.. 😉

    bjssss !!!!

  5. E adorei o post Ana Paula, ótimo tema ! 😉

  6. Paixão Côrtes

    Ana Paula, isso que as pousadas fazem é venda casada, proibido pelo código de defesa do consumidor. Também não podem recusar o serviço havendo disponibilidade de quartos.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm

    Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:

    I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;

    II – recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes;

    O que eles podem e devem fazer é estabelecer promoções que estimulem as pessoas a ficarem mais de um dia, dar vantagens, etc. Agora, impedir não pode.

    Parabéns pelo blog!

    • Agradeço muito pela participação e ótima explicação, nos lembrando dos direitos do consumidor!
      A única coisa chata é o clima que fica se, em dada situação, você precisar falar isso para a gerência do hotel, por exemplo. 😉

    • Pedro

      Paixão Cortes, muito obrigado pelo seu comentário!!!! É isso que precisamos! Saber nossos direitos. Quanto ao clima chato realmente fica se o hotel for pequeno. Porém, existem casos que o hotel é tão grande que não fica “menos chato”. É complicado… acho que a melhor coisa num caso desses é procurar outro hotel ou encarar a “chatice” de falar isso pro gestor do hotel que estiver praticando tal infração.

  7. Temos o direito de escolha!
    Agradeço a lembrança Ana.
    Abraços, Rodrigo

  8. Também não gosto de nada imposto, afinal, somos os clientes! Já logo agradeço e procuro outra alternativa.

    Cinthia
    @chilecriancas

  9. Oi Ana!
    Eu so entendo mesmo esse lado das pousadas quando e alta temporada…e o momento q eles fazem caixa ne! Ai tudo bem.
    Mas todo final de semana ja e forcar demais a barra.

    A verdade e que se o lugar me vem com tanta regra, eu descarto e busco outra opcao.

    • Também acabo fazendo isso, Fábio.
      Outra coisa que me faz desistir, muitas vezes, de uma pousada é quando eu tenho que ligar para saber o preço da tarifa. Por que não deixar logo exposto no site? Destesto isto!
      Obrigada por sua participação! 🙂

      • Também dou preferência qdo o valor já está no site, claro. Detesto aqueles lugares onde o preço não é piblicado e o de balcão é três vezes superior ao efetivamente cobrado d quem pechincha!!!

  10. Oi Ana!
    Como viajo muitas vezes sozinha, sou fã dos hostels, porque em pousada teria de pagar a diária de 2 pessoas. Então acostumei tanto com o ritmo, que até quando estou com meu filho ou primas, fico em hostel. E geralmente não tem essa exigência, além de serem mais alegres!

    • Oi, Beta! Valeu mesmo a sua opinião!
      Ainda não tenho experiência com hostels. Sempre acabo achando que são lugares barulhentos por haver muitos jovens. Falando assim parece que tenho 90 anos, risos!
      Abs!

  11. Ana, concordo plenamente com você.
    Compreendo que é importante pelo retorno financeiro que a pousada dê preferência aos que podem ficar mais tempo, mas daí negar um direito do consumidor é absurdo. Não sei se existe uma lei específica para isso, mas me parece algo arbitrário não permitir a diária única. Nem todos tem tempo, dinheiro ou vontade de ficar em um lugar só.
    Analisando a grosso modo, é como você entrar numa loja e ser obrigado a comprar um volume mínimo de peças… absurdo total!!
    Se encontro tanta inflexibilidade pq ficar em um lugar desses? Não rola…
    Bjs.

    Naira.

  12. Oi! Muito a favor, pelo direito de escolha! Já deixei d fazer reserva p conta dessa obrigatoriedade e ao chegar ao local me deparar com vagas a disposição p uma única noite… Se é perto vou e procuro na hora, mas se é longe não dá p arriscar!!

    • Oi, Paula! Fico feliz com mais uma participação sua aqui no entreviagens! 🙂
      Quando se está no fim de feriado, você até consegue uma diária, pois se a pousada tem vaga, ela resolve ceder para não perder dinheiro. Mas isso é chato porque você não pode se programar, tem que ser em cima da hora.
      Bjs!

  13. Oi Ana!
    Como prometido, meu comentário hehehe…
    Então, eu votei na opção que diz que as pousadas devem SIM aceitar apenas um dia de reserva em finais de semana e feriados. Eu sou adepto da idéia de que um estabelecimento comercial deve sempre buscar o que o cliente quer. Se ele pode vender uma diária e se o cliente quer uma diária, o negócio deve ser feito. Se eu tento uma diária assim e o hotel recusa, quando eu precisar de duas, eu não vou procurar esse hotel. Apesar de obviamente ser mais rentável vender duas, acaba saindo um tiro no pé do estabelecimento.
    Cliente satisfeito volta. O insatisfeito não.
    Mas nada impede do hotel recusar, claro.
    Bom, penso assim hehehe…
    Beijos!

    • Oi, Gustavo! Promessa cumprida! 🙂
      Pois é, parece que os estabelecimentos esquecem que se um cliente não gosta e resolve fazer propaganda boca-a-boca negativa, isso é horrível para eles!
      Valeu pelo comment! Bjs!

  14. Acho que as pousadas devem aceitar sim apenas um dia de reserva. Seria ótimo para os clientes que poderiam aproveitar melhor os fins de semana. Afinal, com 1 dia de reserva poderíamos ir para um lugar diferente a cada fim de semana.

    Mas confesso que quando dá prefiro ir na sexta, mesmo que seja depois do trabalho, para acordar na pousada no sábado e poder aproveitar os belos cafés da manhã. Dessa forma, eu tenho 2 cafés: o de sábado e domingo.

    Só que isso deveria ser uma opção do cliente e não obrigatório.

  15. Oi Ana Paula. Eu acho um absurdo essa dificuldade de reservar apenas uma diária. Comigo aconteceu duas vezes a seguinte situação: Queria reservar um fim de semana em um período de feriado prolongado em Gramado e Canelas e os hotéis só aceitaram a reserva para o feriado todo. E aí eu pergunto: e como ficam aqueles que trabalham e que tem só o fim de semana para descansar?
    Concordo que essa prática fere um direito do consumidor e acho que nós, blogueiros, deveríamos discutir essa questão com mais força. Quem sabe juntos não contribuímos para minimizar a frequência dessa prática?

    Um beijo
    Juli

    • Opinião super apoiada, Juli! O meu objetivo em fazer a pergunta era justamente fomentar a discussão, pois eu achava difícil só euzinha ter esta opinião.
      Valeu o comentário! Bjs!

  16. votado! acho que quem tem que definir o numero de diárias é o cliente e não a hospedagem.

  17. Ola Ana
    sou a favor do livre comercio. Como disse o Fabinho se tem muitas regras procuro logo outra. cada um tem direito de comprar o que quiser e do outro lado igual. Cada um vende o que quiser. Se a pousada tem o quarto vago e nao quer locar e um direito dele, basta a nos procurar outro local

    • Olá! Nunca parei para pensar desta forma… até faz sentido, mas não gosto. Risos! As opções ficam muito reduzidas, pois a maioria só quer vender o final de semana inteiro.
      Obrigada por trazer outro prisma para a discussão! 🙂
      Abs!

  18. Muito interessante o argumento. Nem sempre todos tem o tempo ou as condições financeiras para desfrutar do hotel e da cidade em que ele está instalado.

    Pela diária única!

Seu comentário é bem vindo! : )

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: