Por que visitar Niterói?

Hoje, 22 de novembro de 2012, Niterói completa 439 anos. É uma das cidades mais antigas do país!

Em homenagem a minha querida Nikity, darei continuidade à série de posts sobre esta linda cidade.

Por que você deve visitar Niterói?

Simples. Porque Niterói é uma cidade muito simpática, com pontos turísticos interessantes e seus fatos históricos estão intrínsicamente relacionados à história do Rio de Janeiro. Então, visitando o Rio, por que se privar de conhecer Niterói?

Um pouquinho de História para te situar:

Niterói, que significa água escondida em tupi-guarani, foi fundada em 1573 pelo índio Araribóia (batizado Martim Afonso de Souza) que ganhou as terras equivalentes à cidade por ter ajudado os portugueses a derrotar os franceses (invasão de 1555). Em 1817, deixou de ser considerada uma aldeia (São Lourenço dos Índios) para ser elevada à categoria de Vila. D. João frequentou São Domingos e se hospedou várias vezes em um palacete da região. Em 1819, passou a se chamar Vila Real da Praia Grande. Em 1834, foi elevada à categoria de cidade e recebeu o nome de Nictheroy e tornou-se capital da Província do Rio de Janeiro. Com a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de janeiro, em 1974, Niterói perdeu a condição de capital. (fonte: Neltur.)

Interessante, né? Além disso, Niterói possui em conjunto de fortes e fortalezas que ajudou na proteção da Baía de Guanabara contra invasões de franceses e holandeses. Hoje, este conjunto de fortes contribuiu para que o município do Rio se tornasse Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana pela UNESCO.

Se animou? Então, é super fácil de chegar!

  • Se estiver de carro, é só pegar a ponte Rio-Niterói, pois haverá placas indicativas do caminho.
  • Há vários ônibus. Estando no centro do Rio, o 100 (Praça XV-Niterói) da linha Mauá passa pela Rodoviária Novo Rio e é o único que pára dentro do Terminal de Niterói. Estando no Aeroporto Internacional Tom Jobim / Galeão, pegue o ônibus 998 (Galeão-Charitas). Se estiver no Aeroporto Santos Dumont, o 731 (Castelo-Charitas) é a sua opção, pois passa por este aeroporto. Se estiver na zona sul do Rio, há o 741D (Leme-Charitas) que sai do Leme, iniciozinho de Copacabana. Estando na Gávea ou em Botafogo pode pegar o 775D Gávea-Charitas (passa pela Lapa) ou o 996 Gávea-Charitas (passa pelo Túnel Santa Bárbara). Todos estes ônibus são da linha 1001 e não param no interior do Terminal em Niterói. Os pontos encontram-se do lado de fora. Estes ônibus (exceto o 100) também servem para ir para a região de Icaraí, zona sul de Niterói.
  • Se preferir, pode pegar as barcas na Praça XV e curtir a travessia pela Baía de Guanabara. Só preste atenção, pois há as barcas que vão para o centro de Niterói e as que vão direto para Charitas. Ao desembarcar no centro, verá o índio Araribóia (fundador da cidade) de braços cruzados dando-te as boas-vindas.

Se você tiver um amigo Niteroiense, tenho certeza de que ele será um ótimo cicerone. Se não, você pode se informar no centro de informações ao turista – uma cabine bem em frente à saída das barcas. Aos sábados, domingos e feriados nacionais tem a Linha Niterói Turismo a R$10,00 (R$5,00 meia). Ou, ainda, pode pegar os ônibus municipais no Terminal. Para cada passeio, indicarei a melhor opção.

Linha Niterói Turismo

Fonte: Neltur

A Neltur sugere 3 dias para que você conheça Niterói, montando um roteiro para cada dia:

  1. Praias Oceânicas e Parque da Cidade;
  2. Complexo dos Fortes;
  3. Caminho dos Museus.

Achei que este roteiro, resumidamente, dá uma boa noção do que é a cidade. Para mais informações, consultar o site da Neltur. Porém, se você não tem tempo para fazer os 3 roteiros, pode escolher um pouquinho de cada!

Em doses homeopáticas, apresentarei as praias, fortes, museus e outros lugares que você não pode perder. Não necessariamente em ordem de visitação.

Para começar a te despertar a curiosidade, veja o vídeo que fiz passeando de carro pelo caminho da litorânea que corresponde à Praia Vermelha, Boa Viagem e MAC, passando, também, pela praia das Flexas e Icaraí. O ideal é fazer este passeio de carro, caminhando ou de bicicleta, mas, se você quiser, há o ônibus 47B (terminal de Niterói) que faz o caminho do vídeo, passando pelo MAC. Porém, entra na primeira rua à esquerda na Praia da Flexas.

 Espero que tenham gostado! 🙂

Ah, gostaria de saber o que acharam do recurso de voz que usei no vídeo. Devo investir nestas “conversas” durante o vídeo ou continuar o sistema de legendas? Vamos lá, deixe sua opinião! Ela é importante! 😉

 

Se quiser ler outros posts sobre “Nikity City”, é só clicar nos links abaixo:

Anúncios
Categorias: Passeios, Viagens | Tags: | 8 Comentários

Navegação de Posts

8 opiniões sobre “Por que visitar Niterói?

  1. Eu estive em Niterói quando fui ao Rio em 2006, mas só fiz cruzar na barca. Queria ter ido ao MAC. 😦
    Quanto ao recurso de vídeo achei uma boa idéia. Pra quem é meio ‘preguiçoso’ é melhor que ler legendas.
    Beijos.

  2. Uhuuuu Amei!! Amo esta terra incondicionalmente! 🙂 Bjs

  3. Gostei do recurso de voz no vídeo Ana Paula !!! Meu voto pro “gostei” !!! rsrsrs..
    Bjsss !!!

  4. PORQUE AMO MINHA CIDADE E É LINDA DEMAIS. SOU SUSPEITA EM FALAR.

Seu comentário é bem vindo! : )

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: